PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Turma: Turma 01 – Tutora Diva – Três Lagoas
Unidade 1 – atividade 5
Alun(o)a - Idercy Joaquim Ferreira
Experiência_sugestões de aulas
Nível de Ensino: Ensino Médio
Componente Curricular: Geografia
Ordem de Classificação:
Tema: Estrutura e Dinâmica de diferentes espaços urbanos e de Modo de vida na cidade
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Entender e compreender a importância da estrutura e dinâmica dos espaços urbanos.
Duração das atividades?
Quatro aulas de 00:50 minutos 2 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Data de publicação: 17/06/2009
Autor do projeto: Sandro Nunes de Oliveira
Estratégias e recursos da aula
Urbanização e Metropolização Ao analisar esta aula percebem que esta proposta foi estruturada em duas aulas com seis atividades distintas e subseqüentes, recursos complementares e avaliações, tendo como objetivo da aula, desenvolver os Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema. Sendo que a estratégias e recursos da aula foi bem planejado pelo professor Sandro. Foi utilizados os mesmos recursos utilizando o site Portal do Professor, http://www.laget.igeo.ufrj.br/territorio/pdf/N_11_12_13/sao_paulo.pdf, http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/824 como: Data show, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador. Para aplicar esta aula deve ser em sala de tecnologia da escola em no Maximo quatro aulas consecutivas. Um fato importante que observei é que o professor utilizou vários sites é foi utilizados mapas antigos da cidade de São Paulo datado de 1810, 1840 e 1890 para fazer comparações. O que mudaria seria a apresentação de mapas antigos de 1990 e recente 2004 para mostrar a mudança ocorrida dentro desse espaço de tempo, fazendo a reflexão do trabalho para melhor conhecimento.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)
Professor (a), esta proposta foi estruturada em duas aulas com seis atividades distintas e subseqüentes.
Outros questionamentos e atividades poderão ser elaborados pelo professor.
ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
Professor (a) desperte a curiosidade dos alunos para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para as seguintes questões:
A cidade de São Paulo é a maior e uma das mais conhecidas do Brasil. São cada vez mais freqüentes, nos meios de comunicação, notícias sobre grandes engarrafamentos, favelas, inundações, violência, etc. Esses fatos suscitam alguns
ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DE VÍDEO
Professor (a) chame a atenção dos alunos para assistir ao vídeo “São Paulo”, da série “Breve História das Capitais Brasileiras” (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/824) e destaque que esse vídeo servirá de base para as discussões e atividades posteriores.
Professor (a) interrompa a apresentação do vídeo quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (urbanização, metropolização, processo histórico).
Caso ache necessário, repita partes do vídeo e utilize o quadro negro para estruturar as explicações.
Após este trabalho faremos alguns questionários para avaliar o conhecimento do aluno que irá mostrar o que realmente entendeu desta aula onde o vídeo será mostrado na Sala de Tecnologia.
terça-feira, 26 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário